Evangelhos
Quando você clica nesta página, automaticamente
aparecem links, ao lado, no menu, com
temas relativos aos evangelhos. Veja-os.
Esta página reúne, na verdade, estudos, ideias e experiências espirituais relativas
às primeiras comunidades cristãs. Não
estão incluídas todas as literaturas evangélicas. Quando falamos de sinóticos, nos referimos àqueles escritos que têm uma visão relativamente comum, com - basicamente - as mesmas preocupações literárias e objetivos. Por isso, ao apresentarmos os evangelhos, nesta página, estamos nos referindo aos sinóticos, ou melhor, aos escritos das comunidades de Marcos, Mateus e Lucas.
Quando estuamos a Palavra de Deus devemos ter em conta a Vida ou história, a comunidade com sua experiência de Deus e o texto propriamente dito. Toda a escritura é uma transmissão de testemunhos que dá sentido à vida das comunidades e, em seguida, transforma-se em texto. Toda a escritura foi escrita em vista de uma necessidade histórica (de registrar experiências, testemunhos vividos) e tem um valor para o mundo: ajudar a transformá-lo. Eis aqui o papel da Palavra de Deus: transformar o mundo. Ela não é instrumento só para ser conhecido ou para acalentar corações.
Cada evangelista sinótico carrega com si uma comunidade e nas inaparências das comunidades estão teologias distintas. Na maioria das vezes, a teologia dos evangelistas procura mostrar o Jesus da fé. Cumpre entender a dimensão histórica desse homem.